Para Começar

O Kendô é uma tradicional arte marcial japonesa cuja origem está nas técnicas de manejo e luta de espadas utilizadas pelos Samurais nos campos de batalha.

Ao se falar sobre Kendô, é quase impossível não mencionar que ‘o Kendô é o caminho da espada’. E, não deixa de ser. A palavra japonesa Kendô é composta por dois ideogramas: Ken que significa espada e Do , caminho.

Mas o que quer dizer ‘caminho da espada’? No universo das Artes Marciais, a palavra ‘caminho’ adquire o sentido da própria existência, de um estilo de vida. No caso do Kendô, consiste em [1] “disciplinar o caráter humano através da aplicação dos princípios da Katana” (outra designação em japonês para espada).

E quais são estes princípios? Estes princípios são a busca do desenvolvimento de corpo e espírito vigorosos por meio de treinamentos intensivos e apropriados no manejo da espada, com a finalidade de tornar o indivíduo capaz de compreender que o poder adquirido ao se portar uma espada traz consigo a dimensão da responsabilidade de saber como e quando utilizá-la [2], para o bem do próximo e da sociedade.

Ao longo dos séculos, gerações de mestres têm dedicado suas vidas à transmissão desses ensinamentos. Este trabalho tem como objetivo dar uma breve introdução à prática do Kendô, sem se atrever, por enquanto, a discursar sobre sua filosofia.

Para contextualizar o assunto, o item Breve Histórico traz um resumo da história do Kendo. O item Fundamentos da Prática do Kendô descreve os elementos básicos do kendô (equipamentos, luta, treinamento). Os dois últimos itens trazem um breve relato do desenvolvimento do Kendô e do Iaidô no Brasil: Panorama do Kendô no Brasil e Um pouco sobre Iaidô. Não temos a pretensão de realizar um estudo completo sobre o Kendô. Os interessados em informações mais detalhadas poderão recorrer às indicações listadas nas referências bibliográficas.

Institucional
Introducao Historia
1 3 4 5 6 7 Contato VerMapa